Be yourself; Everyone else is already taken.
— Oscar Wilde.
This is the first post on my new blog. I’m just getting this new blog going, so stay tuned for more. Subscribe below to get notified when I post new updates.
Be yourself; Everyone else is already taken.
— Oscar Wilde.
This is the first post on my new blog. I’m just getting this new blog going, so stay tuned for more. Subscribe below to get notified when I post new updates.
Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz.
É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra.
Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor?
Amós 5:18-20
Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.
2 Tessalonicenses 2:1-12
Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 4:13-18
O EVANGELHO
Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.
Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono, Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.
Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
Atos 2:29-32
Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Salmos 16:10
Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;
Atos 2:27
E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus; Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.
E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei.
Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção.
Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção.
Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu.
Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados.
Atos 13:32-38
O INFERNO
Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
Eclesiastes 9:5
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Eclesiastes 9:10
Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder,
2 Tessalonicenses 1:9
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Mateus 10:28
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:8
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
Apocalipse 20:14
E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne.
Isaías 66:24
Tinha Acaz vinte anos de idade, quando começou a reinar, e dezesseis anos reinou em Jerusalém; e não fez o que era reto aos olhos do SENHOR, como Davi, seu pai.
Antes andou nos caminhos dos reis de Israel, e, além disso, fez imagens fundidas a Baalins.
Também queimou incenso no vale do filho de Hinom, e queimou a seus filhos no fogo, conforme as abominações dos gentios que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel.
2 Crônicas 28:1-3
Tinha Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém.
E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme às abominações dos gentios que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.
2 Crônicas 33:1,2
Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.
2 Crônicas 33:6
E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.
2 Crônicas 33:9
Também profanou a Tofete, que está no vale dos filhos de Hinom, para que ninguém fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Moloque.
2 Reis 23:10
Porque os filhos de Judá fizeram o que era mau aos meus olhos, diz o Senhor; puseram as suas abominações na casa que se chama pelo meu nome, para contaminá-la.
E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração.
Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que não se chamará mais Tofete, nem Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança; e enterrarão em Tofete, por não haver outro lugar.
Jeremias 7:30-32
Por isso eis que dias vêm, diz o Senhor, em que este lugar não se chamará mais Tofete, nem o Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança.
Jeremias 19:6
Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
Lucas 16:19-31
PARA FINS DE SER JUSTO COM AQUELES QUE DEFENDEM ALGO DIFERENTE DO QUE FOI ENSINADO POR MIM SEGUE ANEXO ARQUIVO DEFENDENDO UMA VISÃO DIFERENTE DA MINHA.
ARQUIVO EM FORMATO WORD 2003
ARQUIVO EM FORMATO WORD OFFICE 365
Local: Igreja Batista Filadelfia em Valo-Velho
Endereço: Rua Portuguesa, 446 (antigos 644 e 120)
Ponto de Referência: Próximo à Praça da Rua Portuguesa ou Ponto Final do Jardim Ângela do Embú das Artes na Rua José Manuel Nicoli
Bairro: Jardim Ângela
Município: Embú das Artes
Estado: São Paulo Cep: 06824-330
Horários dos Cultos:
Domingos:
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: 09:00 -11:00 hrs
CULTO NOTURNO: 18:00 – 20:00 hrs
Quartas-feiras: 20:00 – 21:00 hrs
Página do Facebook: https://www.facebook.com/igrejabatistafiladelfiavalovelho/
Contato: Celular do pastor – (11) 94131-1104
Click no link abaixo para saber como chegar na Igreja Batista Filadélfia em Valo Velho:
APRESENTAÇÃO (FORMATO PPT 2003) DA AULA DA ESCOLA BÍBLICA DO MINICAL SOBRE O TEMA FÉ MINISTRADA POR MIM SAMUEL RUSSEL PEREIRA NA IGREJA BATISTA FILADÉLFIA NOS DIAS 17,24 E 31 DE JANEIRO DE 2021
ESTA É A APRESENTAÇÃO DA PARTE 2 QUE SERIA APRESENTADA SEPARADA DA PRIMEIRA PARTE (AULAS 1 E 2)
Local: Igreja Batista Filadelfia em Valo-Velho
Endereço: Rua Portuguesa, 446 (antigos 644 e 120)
Ponto de Referência: Próximo à Praça da Rua Portuguesa ou Ponto Final do Jardim Ângela do Embú das Artes na Rua José Manuel Nicoli
Bairro: Jardim Ângela
Município: Embú das Artes
Estado: São Paulo Cep: 06824-330
Horários dos Cultos:
Domingos:
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: 09:00 -11:00 hrs
CULTO NOTURNO: 18:00 – 20:00 hrs
Quartas-feiras: 20:00 – 21:00 hrs
Página do Facebook: https://www.facebook.com/igrejabatistafiladelfiavalovelho/
Contato: Celular do pastor – (11) 94131-1104
Click no link abaixo para saber como chegar na Igreja Batista Filadélfia em Valo Velho:
ARQUIVO (FORMATO WORD .DOC 2003) DA AULA DA ESCOLA BÍBLICA DO MINICAL SOBRE O TEMA FÉ MINISTRADA POR MIM SAMUEL RUSSEL PEREIRA NA IGREJA BATISTA FILADÉLFIA NOS DIAS 17,24 E 31 DE JANEIRO DE 2021
ARQUIVO (FORMATO WORD OFFICE 365) DA AULA DA ESCOLA BÍBLICA DO MINICAL SOBRE O TEMA FÉ MINISTRADA POR MIM SAMUEL RUSSEL PEREIRA NA IGREJA BATISTA FILADÉLFIA NOS DIAS 17,24 E 31 DE JANEIRO DE 2021
Local: Igreja Batista Filadelfia em Valo-Velho
Endereço: Rua Portuguesa, 446 (antigos 644 e 120)
Ponto de Referência: Próximo à Praça da Rua Portuguesa ou Ponto Final do Jardim Ângela do Embú das Artes na Rua José Manuel Nicoli
Bairro: Jardim Ângela
Município: Embú das Artes
Estado: São Paulo Cep: 06824-330
Horários dos Cultos:
Domingos:
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: 09:00 -11:00 hrs
CULTO NOTURNO: 18:00 – 20:00 hrs
Quartas-feiras: 20:00 – 21:00 hrs
Página do Facebook: https://www.facebook.com/igrejabatistafiladelfiavalovelho/
Contato: Celular do pastor – (11) 94131-1104
Click no link abaixo para saber como chegar na Igreja Batista Filadélfia em Valo Velho:
ARQUIVO (FORMATO WORD .DOC 2003) DA AULA DA ESCOLA BÍBLICA DO MINICAL SOBRE O TEMA FÉ MINISTRADA POR MIM SAMUEL RUSSEL PEREIRA NA IGREJA BATISTA FILADÉLFIA NOS DIAS 17,24 E 31 DE JANEIRO DE 2021
Local: Igreja Batista Filadelfia em Valo-Velho
Endereço: Rua Portuguesa, 446 (antigos 644 e 120)
Ponto de Referência: Próximo à Praça da Rua Portuguesa ou Ponto Final do Jardim Ângela do Embú das Artes na Rua José Manuel Nicoli
Bairro: Jardim Ângela
Município: Embú das Artes
Estado: São Paulo Cep: 06824-330
Horários dos Cultos:
Domingos:
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: 09:00 -11:00 hrs
CULTO NOTURNO: 18:00 – 20:00 hrs
Quartas-feiras: 20:00 – 21:00 hrs
Página do Facebook: https://www.facebook.com/igrejabatistafiladelfiavalovelho/
Contato: Celular do pastor – (11) 94131-1104
Click no link abaixo para saber como chegar na Igreja Batista Filadélfia em Valo Velho:
APRESENTAÇÃO (FORMATO PPT 2003) DA AULA DA ESCOLA BÍBLICA DO MINICAL SOBRE O TEMA FÉ MINISTRADA POR MIM SAMUEL RUSSEL PEREIRA NA IGREJA BATISTA FILADÉLFIA NOS DIAS 17,24 E 31 DE JANEIRO DE 2021
Local: Igreja Batista Filadelfia em Valo-Velho
Endereço: Rua Portuguesa, 446 (antigos 644 e 120)
Ponto de Referência: Próximo à Praça da Rua Portuguesa ou Ponto Final do Jardim Ângela do Embú das Artes na Rua José Manuel Nicoli
Bairro: Jardim Ângela
Município: Embú das Artes
Estado: São Paulo Cep: 06824-330
Horários dos Cultos:
Domingos:
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: 09:00 -11:00 hrs
CULTO NOTURNO: 18:00 – 20:00 hrs
Quartas-feiras: 20:00 – 21:00 hrs
Página do Facebook: https://www.facebook.com/igrejabatistafiladelfiavalovelho/
Contato: Celular do pastor – (11) 94131-1104
Click no link abaixo para saber como chegar na Igreja Batista Filadélfia em Valo Velho:
Quem a Igreja representa? A resposta é simples: A igreja é profeta de Deus no mundo. É voz profética de Deus na sociedade. A Igreja tem o objetivo de atingir tanto o ser humano enquanto indivíduo, bem como, o ser humano enquanto coletividade(comunidade).
Ela deve influenciar e não, ser influenciada. Deve liderar e não ser liderada. Deve ser Voz de Deus no mundo, falar de Jesus, proclamar o Evangelho do Reino de Deus, pregar o arrependimento e o perdão que Deus dá em Jesus para os pecados. Anunciar a salvação da condenação eterna. Reconciliar o homem com Deus.
A Igreja chama as pessoas que estão fora para dentro dela. Ela é inclusiva e não exclusiva. A Igreja de dentro pra fora procura testemunhar de Jesus, imitando o mestre. E o que foi que o mestre fez? Mudou o mundo. Ele o influenciou, ensinou o caminho correto.
Quanto a sua função na sociedade ela deve influenciar os rumos da sociedade com as suas boas obras, deve por isso revelar padrões morais à sociedade, liderando em tudo à sociedade quanto a este aspecto, mostrando acima de tudo o seu caráter.
Ela não pode se esconder ou se omitir de sobre nenhuma questão ética ou moral que exista na sociedade, mas deve exercer soberana influencia. Ela tem que ser sal da terra, dando sabor a vida e também conservando as boas coisas que existirem no mundo. Ela também tem que ser luz do mundo, tem que iluminar, dar a direção correta, influenciar com a sabedoria de Deus dá só aos seus escolhidos.
Quando o Estado falar:
“Quem são vocês para nos ensinar lições de moral, se vocês nem se quer ajudam os pobres?”
A Igreja deve responder:
“Nós ajudamos sim os pobres, mas os nossos pobres!”
Pergunta:
Mas hoje a Igreja realmente cuida dos seus pobres, ou lhes diz: “vai se aqueça em paz, o Senhor lhe abençoe”, e não lhes dão o que vestir?
Existe o individualismo dentro da Igreja?
Os pobres encontram socorro dentro da Igreja ou são maltratados dentro da Igreja igual à sociedade os trata?
Se a Igreja realmente cuida dos pobres então, ela tem moral para ensinar o Estado a cuidar dos pobres de sua sociedade, e não precisará tentar se fazer de “Estado”. A Igreja deve ajudar sim a sociedade, deve fazer boas obras, ajudar os pobres, dando exemplo, mudando o mundo pelo Evangelho, mas em contra partida ela não deve jamais querer ser o Estado, querer ser o mundo. O Reino de Deus não se estabelece da maneira humana e política mas, Espiritual. Foi assim com Jesus. Ele não aceitou ser o “Rei-Messias” que os Judeus tanto esperavam, um Messias sim, mas político. Ele veio libertar o seu povo de uma outra forma, a forma de Deus. Ele veio libertar seu povo da escravidão dos seus próprios pecados, da maldade dos seus próprios corações, curando a quem quisesse da cegueira espiritual em que se encontrava; ele veio para mostrar a verdade, que Deus, busca o homem pecador e pede que este aceite o sacrificio de seu Filho, se arrependa e deixe o seu pecado e volte-se para Deus.
É claro que a igreja deve fazer o máximo de obras de caridade possíveis aqui na terra, tanto aos de dentro da Igreja, como aos de fora da Igreja. Porém, ela nunca deve querer estabelecer o Reino de Deus aqui na terra, pela força e vontade humana. Pois a natureza da Igreja é Espiritual e não política. É muito bom que a igreja faça uso da política. Mas nunca pelo contrário, a política deve fazer uso da Igreja.
A Igreja não deve só pregar o Evangelho esperando arrecadar almas para Deus, mas também mesmo com a não recepção ou aceitação do Evangelho por parte da sociedade exercer influência transformadora e didática mudando o sistema de pecado existente no mundo.
A Igreja jamais deve se calar a respeito de qualquer questão ética ou moral mesmo que isto lhe custe enfrentar a reprimenda da sociedade. Jesus deixou este exemplo, através de sua vida e de suas palavras, mesmo que nem todos o ouviram e reconheceram, ele conseguiu mudar o mundo. Hoje, somos o que somos, graças a Jesus e seu Evangelho transformador não só de vidas individuais mas também transformador vidas em seu coletivo. A Palavra de Deus e não apenas boas obras mudaram o mundo todo, a influência, a verdade contida nestas palavras não pode ser negada, mesmo quando há falta por parte da Igreja, quanto ao seu caráter e quanto a falta de suas boas obras, os nossos pecados não podem mudar a verdade de Deus e é a esse Deus de fatos consumados, que nós pregamos.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2
Samuel Russel Pereira
EBD
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
O que:
Escola Bíblica Dominical
Onde:
Local: 1ª Igreja Batista em Parque Fernanda – Capão Redondo – São Paulo
Quando:
Aos domingos pela manhã no período de 2 Horas
Início às 9:00 Horas e Término às 11:00 Horas
Porque:
Porque como Igreja temos a missão de fazer discípulos
Como:
Ensinando a Bíblia
Responsáveis:
Coordenadores:
Samuel Russel Pereira
José Pereira de Souza
Gestão de Março de 2008 a Março de 2010
Professores:
Antonio Pereira Filho, Elcia Maria Pereira, Paulo José, Hosana, Alda, Aline, Natália, Paula, Analice, Adriana
Definições
O que é Educação?
Educare (Grego) – extrair de dentro
Educação é um processo, não é um fato, um evento. É um processo permanente de aprendizagem pelo qual a pessoa se autodesenvolve.
Educação só acontece se realmente se tornar em transformação.
Se o aluno não aprendeu, o professor não ensinou.
A educação acontece no aprendiz.
O conteúdo é na verdade uma desculpa pela qual o aprendiz se desenvolve
Educação não é um processo de ensino, mas um processo de aprendizagem.
Educação – conduzir de um ponto ao outro – conhecimento novo sobre conhecimento antigo – partir daquilo que o aluno já sabe
Todo educador é também um aprendiz
Educação religiosa independe do seu conhecimento religioso
A educação cristã precisa atingir o homem como um todo.
Educação é capacitação para aperfeiçoar os santos para o ministério de cada um dos santos.
Efésios 4: 15 e 16 – Todo o corpo se desenvolve completamente e não só algumas partes.
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Objetivo Moral:
Desenvolver e educar moralmente o ser humano.
Objetivo Ético Cristão:
(Ética Cristã: A ciência da conduta humana à luz da conduta divina)
“O que, eu crente em Jesus Cristo, membro de sua Igreja, devo fazer?”
Objetivo Missionário:
Embutir aspecto missiológico no ensino
“Aqui dentro todo mundo é servo, lá fora todo mundo é missionário”
A essência e a natureza da Igreja é missões.
Objetivo Doutrinário:
De teologia da adoração para teologia prática – ou mundando o conceito de teologia da adoração:
“A vida é um louvor a Deus e serviço é louvor a Deus”
“Estamos aqui(existimos) para louvar o Senhor – a missão existe porque não há louvor”
Observações:
1-A Igreja deve estar envolvida no processo educacional da comunidade secular
2-A educação e a evangelização andam de mãos dadas
3-A dimensão educacional vai além de uma sala de aula – é formal e informal
4-A aula surge no contexto conforme a necessidade
Objetivo de Resgatar a Identidade da Igreja:
Quem eu sou?
De onde vim?
Qual a minha missão?
Como posso desempenhá-la?
Para onde vou?
Observações:
1-Transformar a igreja em uma comunidade alternativa
2-Reforçar metodologia e fundamento(Cristo)
3-Comunhão durante a semana(não desligar da coisa)
Objetivo de Conscientizar:
“Treinar pessoas para não serem consumidoras da realidade mas contrutoras dela”
Objetivo Prático:
De dentro para fora atingir – a comunidade mais próxima
O ensino está no pequeno grupo
Escolher um tema: (exemplo: Fé 2 mêses)
Modelo de Igreja adotado:
Igrejas com Propósitos tem seu centro no ensino (cursos, congressos, voluntário)
Rede Ministerial
Igreja em Células
Literaturas:
Manual do Educador Cristão – CPAD
Estrutura:
Separar por nível de estudo
Separar por idade
3ª Idade:
Pré-adolescentes: 9 a 10 anos
Planejamento Estratégico
“Servir a Cristo na propagação do seu reino aqui na terra.”
“Ser a melhor escola na vida de qualquer pessoa.”
Ambiente Interno
Ambiente Externo
Quem irá fazer?
O que fazer?
Porque fazer?
Onde fazer?
Quando fazer?
Como fazer? (Metodologia)
Recursos
Custos
Orçamento
Trabalhando com Professores
O Professor
Objetivo
Método
Avaliação
Reunião de Professores
Trabalhando com Líderes
Gestão de vida pessoal
Líder Facilitador
Três níveis de qualificação na gestão de pessoas
Como motivar as pessoas
Não desmontar pessoas
Técnicas de Confrontação
O líder como modelo
Trabalhando com Conflitos
Identificação de Crises e Conflitos
Origem dos Conflitos
Soluções para Conflitos
Estudos da Escola Bíblica Dominical (Programa de Multiplicação de Líderes)
Temas/Módulos:
Ética Cristã (Conhecimentos Bíblicos Práticos)
Gestão de Vida Pessoal
Lar Cristão
Aconselhamento Bíblico
Evangelismo
Liderança Cristã I
Missões
Liderança Cristã II
Hermenêutica (Como estudar e interpretar corretamente a Bíblia)
Homilética (Como pregar)
Professor
Ser consciente do que é ser um professor de bíblia, se você se encaixa ou se ajuda a fazer discipulos
O dom é complementar, não é a razão, a razão é o chamado.
Não dá para ensinar bíblia se você não tem o dom de ensino.
O melhor teste de dons é o bem comum, a igreja vai dizer
O professor não pode ser uma pessoa afastada. Tem que ser integro, não mudar de acordo com o ambiente
O professor precisa saber ouvir o aluno, perceber se ele está aprendendo, precisa ser flexível, se ajustar à velocidade de aprendizado do aluno, seguir o aluno.
O facilitador deve valorizar a pessoa
Nunca fique esperando como professor colher os frutos do seu trabalho. O trabalho do professor é o de plantar.
Onde está o foco:
O importante não é o que nós fazemos. O importante é o que o aluno faz com o que nós ensinamos.
Sete leis:
Três coisas básicas:
Ensinar os outros a pensar – nosso ensino não deve se preocupar somente com transmissão de conhecimentos, mas também em mudar a forma de pensar, mudando a forma de viver.
Ensinar os outros a aprender – aprender implica em fazer descobertas
Ensinar os outros a trabalhar – questionar as respostas é melhor do que responder perguntas.
Ensinar o aluno a escrever e pesquisar, ouvir e falar
Envolver os alunos
A arte de ensinar:
Tem que ter arte (amor) e técnica (conhecimento)
Ensinar é uma arte e uma ciência – incentive sempre seus alunos a desejarem aprender mais
O insucesso faz parte da vida do educador
O professor não tem 100% de culpa.
OBJETIVO (Qual o meu objetivo? O que eu quero que ele aprenda?)
“Mudar o pensamento, para que elê possa, mudar a vida dêle mesmo”
(Ensinando para transformar vidas)
MÉTODO
“A maneira como os alunos aprendem é que vai determinar a maneira como nós ensinamos”
Exposição
Grupos
Estudo de caso
Explosão de idéias
Debates
Dramatização
Socializar: Pequenos grupos passam para todo mundo o que discutiram
Desestruturar: Dar um choque nos alunos
Observação:
1-Recursos audio-visuais não são a mesma coisa que métodos
2-Aprendizagem com 75%: Ver, Ouvir e Fazer
Lembrem-se:
“Ouço, e esqueço; vejo, e gardo na memória; faço e compreendo.”
3-Atividades coerentes com os objetivos
Observações importantes sobre os alunos brasileiros:
1-Ver como Jesus ensinava
2-O homem brasileiro é oral e auditivo, e não lê
3-O homem auditivo é mais envolvido
Concretismo: “Estamos falando de quem?” Ensinar o abstrato pelo concreto
Quatro estilos de aprendizado: (Preocupar em atender todos os tipos de alunos)
Pragmático
Intuitivo
Burocráticos
Criativos – sentimentais
Dica:
O ensino será mais eficiente quando o aluno se encontra adequadamente motivado.
A maior necessidade do ser humano é ser ouvido
Chame as pessoas pelo nome, isso aproxima as pessoas
Discontrair as pessoas para aprender mais fácil
Seja criativo dentro do objetivo a ser atingido
Não gere expectativas, faça supresas
Quando trabalhar com adolescentes não ferir a sua autoimagem(que ainda é fraca) com chacotas
Quando uma pessoa está chamando muito a atenção ela deve estar muito carente – apóie-a.
Só o que é imutável é a Palavra de Deus.
Avaliação dos alunos:
Escrevam alguma coisa
Orem durante a semana
Visitem alguém
Liguém para alguém
Avaliação com os professores: (Refletir sobre o que foi feito)
Objetivo – foi alcançado
Apresentação – foi clara
Ilustração – visual, etc.
Conclusão – o grupo soube concluir
Avaliação de mim mesmo e Avaliação com os outros professores
Resumão repassado no final